segunda-feira, 26 de março de 2012

Sirshasana

Sirshasana

Por Rodrigo Jakowatz


As asanas invertidas propiciam saúde permanente e rejuvenescimento seguro aos que as praticam, além de proporcionar agradáveis e deliciosas sensações inusitadas.
Invertendo o sentido do corpo, contrabalançam os efeitos gerados em virtude da postura ereta do homem, pois a postura ereta gera um trabalho maior para irrigar apropriadamente o cérebro.
Nas asanas invertidas, pela atração da gravidade, o sangue flui beneficamente; o sistema nervoso se fortalece; as vísceras retomam suas posições primitivas; o coração repousa; a mente se aclara; o organismo infalivelmente rejuvenesce.
Quando a cabeça fica embaixo e os pés em cima, o fluxo sanguíneo logo se altera. Por seu próprio peso, aliviado portanto o bombeamento do coração, o sangue arterial rico e fresco invade o cérebro em quantidade maior que o normal, dilatando os vasos, excitando-lhes a musculatura, fortificando-os, tornando-os portando mais resistentes à arteriosclerose. O sangue arterial, que em torrente desce à cabeça, não beneficia somente o cérebro e suas funções, mas também as glândulas mais nobres do sistema endócrino.
Não são só os órgãos da cabeça os beneficiários; sob a ação da gravidade o diafragma verga-se para baixo. Acompanhando-o, também descem o estômago, fígado, rins, intestinos, enfim todas as vísceras, assim como a parede muscular do abdômen. Esta é a maneira mais eficaz e talvez única de corrigir esta anomalia própria do envelhecimento, que consiste no aumento de volume e nos deslocamentos dos órgãos.
Alguns dos benefícios comuns a todas as asanas invertidas são: curam alguns tipos de dores de cabeça; aliviam o trabalho do coração; melhora e até cura varizes; evitam as poluções noturnas; aumentam a resistência ao frio; afastam imediatamente a sensação de fadiga; mostrou-se de grande ajuda em casos de transtornos hepáticos, pulmonares, gênito-urinários e renais, assim como a diabetes, a surdez, a prisão de ventre; contribuem para a normalização das anomalias dos ovários e do útero; aumentam o poder de digestão, melhorando a dispepsia, decorrente a má irrigação e degenerescência dos órgãos digestivos; excelente auxiliar em casos de melancolia, histeria, depressões nervosas e distonias do simpático; constituem a melhor terapia contra a visceroptose; vencem a asma e as congestões da garganta; tonificam a glândula tireóide; propiciam sensível melhoramento na vida afetiva; aclaram os processos mentais e facilitam a concentração.
Dentre as asanas de inversão, temos a Sirshasana que é considerada pelos yoguins como a rainha das asanas; a Sirshana é uma das mais importantes asanas da yoga.
Em sânscrito, Sirsh significa “cabeça” e, dessa maneira, podemos falar desta posição como a do yogue sobre a cabeça. A primeira vista esta asana aparenta ser dificílima, mas é mais fácil do que se avalia, podendo ser executada por pessoas normais de meia-idade.

Fotos: Gustavo Carvalho e Thais Bertholini

Om Shanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário