quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Asanas para evitar dores de cabeça




Uma grande variedade de posturas yogues pode aliviar enxaquecas e cefaléias. Conheça algumas delas e comprove os benefícios deste poderoso analgésico natural.


Texto • Redação / Ilustrações • Luciana Ruivo

Padmasana (postura de lótus)




Sente-se com a coluna ereta e as pernas estendidas no chão, à frente do corpo. Flexione a perna esquerda e coloque o tornozelo esquerdo sobre a coxa da perna direita. Em seguida, volte a sola do pé esquerdo para cima e o joelho para baixo. Agora, repita todo o procedimento para o outro lado: flexione a perna direita, coloque o tornozelo direito sobre a coxa da perna esquerda, vire a sola do pé direito para cima e o joelho para baixo. Enquanto permanecer na posição, mantenha a coluna ereta e, de preferência, os olhos fechados.
Outros benefícios: acalma a mente e estimula o equilíbrio emocional.

Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)





Coloque-se na postura quadrúpede, com os joelhos afastados (alinhados com os quadris) e as mãos no chão (alinhadas aos ombros). Vire os dedos do pé para dentro e, expirando, eleve os quadris em direção ao teto para, em seguida, empurrar os calcanhares contra o solo. Endireite seus joelhos, mas evite travá-los na posição. Firme a parte de cima das coxas e entorte, ligeiramente, a parte de baixo para dentro. Mantenha os braços firmes (sem dobrar nem entortar os cotovelos para fora) e afunde bem a cabeça entre eles. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos.
Outros benefícios: alivia insônia e fadiga, energiza o corpo.

Dandasana (postura do bastão)




Sente-se no chão. Estenda suas pernas à sua frente, repousando as palmas das mãos sobre o solo, paralelas ao corpo. Mantenha seus dedos e braços esticados. Empurre as palmas das mãos contra o chão, tomando cuidado apenas para não forçar demais os ombros ou pescoço. Certifique-se de que foi formado um ângulo de 90 graus entre seu tronco e pernas. Permaneça nessa posição de 2 a 5 minutos, respirando lentamente.
Outros benefícios: combate a ansiedade, elimina dores nas costas e alivia tensões dos ombros e pescoço.

Prasarita Padottanasana (postura do alongamento intenso com os pés afastados)



Afaste os pés e forme um V invertido com as pernas, mantendo os pés alinhados. Coloque as mãos na cintura e inspire. Ao expirar, incline o tronco em direção ao solo lentamente. Repita esses passos algumas vezes, indo e voltando, até conseguir encostar as mãos e a cabeça no chão. Permaneça na posição de 30 segundos a 1 minuto. Apesar de parecer fácil, este é um asana com grau de dificuldade bastante elevado.
Outros benefícios: aumenta a disposição, ajuda a aliviar depressões leves, melhora a postura e combate dores nas costas.

Paschimottanasana (postura da curvatura para a frente)




Sente-se no chão com seus pés em linha reta na sua frente. Inspire e, mantendo o tronco dianteiro alongado, e incline-se diante do quadril. Alongue-o além da parte traseira de sua bacia. Se possível, segure os lados dos pés com as mãos. A cada inspiração, levante e alongue um pouco o tronco e, a cada expiração, curve-se mais para a frente. Permaneça na postura de 1 a 3 minutos.
Outros benefícios: diminui os desconfortos da menstruação e estimula o bom funcionamento do fígado, rim, ovário e útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário