quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jala Neti - limpeza Nasal

No inverno os problemas respiratórios se agravam. Para amenizar os sintomas de alergias e congestão nasal, recomendo a utilização dessa técnica que aprendemos no Yoga, muito utilizada na Índia.
O Jala Neti é essa técnica de limpeza que ajuda a desobstruir as vias aéreas superiores. Você precisa de um lotta, que é essa jarrinha geralmente feita de porcelana, água e sal.
Use de preferência água mineral na temperatura corporal (morna) e sal marinho. A água de torneira por conter cloro pode causar irritação na mucosa nasal. O sal deve ser usado para deixar a água isotônica, sendo assim menos irritante para a mucosa. Geralmente a medida é de uma colher de chá rasa de sal para 500 ml de água.



Você vai encher a lotta com essa mistura de água e sal e então introduzir a extremidade da lotta na narina direita com o tronco inclinado sobre a pia. É importante manter seu olhar para baixo e não para a frente. Incline a cabeça para a lateral esquerda, em direção ao ombro e respire pela boca, que deve permanecer aberta durante todo o processo. Assim a água vai entrar naturalmente pela narina direita e sair pela narina esquerda, lavando e eliminando o excesso de muco e toxinas que ficam impregnadas na mucosa (poluição). Se as narinas estiverem muito obstruídas talvez demore para a água sair ou talvez nem saia. Então interrompa o procedimento e assoe o nariz, ajudando a desobstruir as vias respiratórias.

Ao terminar o procedimento, assoe levemente o nariz, expirando suavemente eliminando o resíduo de água e impurezas. Depois repita o mesmo do outro lado, introduzindo a água pela narina esquerda deixando sair pela direita.

Veja o video abaixo e esclareça suas dúvidas.



Essa técnica é indicada para as pessoas que vivem em regiões com altos indices de poluição, e que sofram com alergias respiratórias, dores de cabeça, sinusites, etc.

Pode ser feita diariamente, só não recomenda-se que seja feita antes de dormir, pois ao deitar não eliminamos os resíduos de água.
Fonte:http://japanaindia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário